A poesia e a vida

Aproveitando a temática do nosso último podcast, com as cartas de amor dos grandes homens, vamos falar um pouco de poesia, nessa quarta, que mais parece uma sexta!

Tem alguns artistas que são verdadeiros poetas. Independentemente no que fazem, conseguem exprimir sentimento na música, na interpretação, na dança, na pintura, enfim.. fazem verdadeiros milagres!
A verdade é que acho que quando se tem o dom para alguma coisa, quanto mais amor empregamos nela, mais ela se aproxima da perfeição! Isso parece receita de comida, mas a verdade é que as outras formas de arte também ficam gostosinhas, cheirosinhas, aconchegantes.

A poesia deveria fazer parte da vida. Contemplar o belo, admirar as coisas simples da vida, seriam coisas que surgiriam naturalmente. Um por-do-sol, um beija-flor, um sol escaldante por trás de coqueiros. Coisas que vemos diariamente e nem sequer percebemos.

Tem alguns artistas que me encantam justamente por isso. Essa maestreza em fazer as coisas com qualidade. As coisas simples, parecerem e serem fantásticas, como elas realmente são. Chego a compará-los à óculos, que nos fazem enxergar com mais precisão.

Lenine, Zeca baleiro, Fernando Anitelli, Nando Reis... Seria injusto citar mais...
Destaco dentre esses, no dia de hoje, Fernando Anitelli e sua trupe, O teatro Mágico.

Eles utilizam em suas apresentações música, teatro, dança.. um verdadeiro show de cultura. As letras são muito bem detalhadas e brincam com as palavras:

"Tem motivo pra viver de novo
Tem o novo que quer ter motivo

Tem a sede que morre no seio

Nota que fermata quando desafino

Descobrir o verdadeiro sentido das coisas
É querer saber demais
Querer saber demais.." ( Sonho de uma flauta- O teatro Mágico)

Algumas delas chegam a arrepiar. Esse é o sentimento que tenho quando ouço " Ana e o mar".