De olho nos sinhô i nas criadagi

A série que vou falar hoje ainda está em fase de degustação. Apresento a vocês, Downton Abbey!



Nunca tinha visto uma série britânica. Comecei por Sherlock (que em breve falarei aqui) e tirando o estranhamento dos longos - e bons - diálogos, e do tamanho dos episódios, características das séries inglesas, adorei. São de uma qualidade e cuidado incríveis! Então, depois de muitas indicações, comecei a ver Downton Abbey.

A série mostra o dia a dia em uma mansão ambientada na Inglaterra, no início de 1912. O foco é dividido em duas vias: a família Crowley, composta por pessoas de classe alta e aristocratas que obedecem hierarquias, e os criados da casa, que também obedecem tal regime. 

Como ainda estou no quarto episódio da primeira temporada, não tenho tanta coisa a dizer ainda sobre a história da série. Posso destacar os bons diálogos, o climax muito bem colocado em cada episódio, a fotografia muito bonita, a abertura (acho que vocês estão começando a perceber que gosto de aberturas) e as polêmicas da época retratados tanto no lado dos criados, quanto no da família.

Para quem gosta de séries de época com questões polêmicas como casamento, sexualidade, homossexualidade, feminismo, ambição e poder no período de 1912, fica a dica!