Themyscira 19 - Me formei, e agora?


Está no ar o décimo nono episódio de Themyscira. Nesse episódio Ártemis, Afrodite, Héstia e Atena, conversam com a Carolina Vigna-Marú do Fala Freela e a Dani Toste do Grifo Nosso.

As meninas conversam sobre a dificuldade de encontrar o primeiro emprego, histórias de estágios e dicas de como entrar no mundo corporativo com o pé direito! Conte aqui sua experiência com o primeiro emprego. Compartilhe com a gente as dificuldades que você já passou em empregos.


Nossos links:





>

Download

20 comentários:

Surfista disse...

Três coisas que eu gostaria que tivessem me dito quando eu me formei:

1. Use o seu currículo novinho e distribua por empresas grandes. Distribua loucamente e não esquente com a grana. Recém-formado é quase um estagiário com upgrade, isto é, uma raça a ser explorada mesmo.

2. Você sabe que está formado. Os outros sabem? Conte para todo mundo como se fosse a corrente da loira do banheiro ou a última fofoca de "A Fazenda". E peça ajuda! Peça indicação. Peça pelamordedeus! Hoje você é ajudado, amanhã pode ajudar. Este é o clico da vida!

3. Comece a pensar no que estudar depois: uma pós? Um curso de inglês ou espanhol? Um mestrado? Um curso de corte e costura? Nunca se acomode com o que sabe.

Gostaria que alguém tivesse me dado estes conselhos quando me formei. Aprendi sozinho e com atraso.

Artemis disse...

Surfista, adorei as dicas!
De verdade, vão me servir bastante!

bjos e obrigada por comentar!

=*

Jéssica Dalcin da Silva, 30 anos, Santa Maria, RS disse...

Quando me graduei, deixei currículo num monte de lugar, mas só tinha feito o estágio obrigatório da graduação e infelizmente muitas empresas querem um profissional 'pronto'.
Eu sempre ia com meu portfólio, um currículo, banhada, perfumada. Dessa vez, fui com roupa de executiva: camisa branca, saia preta, no joelho, de coque. Acho que isso facilitou, mostrou uma postura corporativa - mesmo que isso não tenha como colocar no currículo. A única vez em que me vesti assim, foi a vez em que fui contratada. Pode ter sido coincidência, mas vá saber. ;)

Artemis disse...

Oi, Jéssica! Obrigada por comentar! Será que a roupa faz diferença? Testaremos.. hahaha!

bjooos

diego disse...

Nossa adorei a reportagem com a tiazinha do fala freela. Sempre tive um certo interesse pela área, acho que a idéia de você ser seu próprio patrão é ótima!

Unknown disse...

TIAZINHA do FalaFreela?
Ai, Jízus.

L. R. Maruo disse...

Olá, otimo o cast. Já faz um tempinho que me formei e me bati um pouco para conseguir efetivamente o primeiro emprego.
Por estar em área técnica, o que vale bastante é experiencia ou certificação de fabricante. Só depois de conseguir uma das certificações mais básicas do mercado que finalmente consegui o primeiro emprego (depois de 2 anos de formado). Também ajudou a demorar para conseguir um trabalho a fraca situação da área em que estava querendo trabalhar.
Certamente o que a Vigna-Maru falou com relação ao trabalho que voce tem para pagar as contas e a outra para fazer a sua higiene mental é coisa MUITO séria mesmo. Tenho a fotografia como hobby justamente para nao ficar maluco com a rotina e as jornadas fora do padrao do meu trabalho.
O cast fluiu bem, e o áudio já está ok. Uma pena a despedida de uma das deusas, sempre é meio chato. No podcast em que participo (que está sem lançar casts faz um tempo, mas que continua gravando), um dos participantes saiu para tratar de outros assuntos pessoais e com certeza todos sentem um pouco.
Mais uma vez, parabéns pela iniciativa e pelo cast.

Kio disse...

Olá, deusas.

Muito bacana o papo. Mais cabeça, mas muito importante pra quem tá na luta para se firmar no mercado.
Excelentes dicas aí do Surfista. São coisas que amigos nos ensinam, não faculdades.

Abração.

Artemis disse...

Diego:

Tiazinhaa... mexe essa bundinha e vem! hahaha!

O lance de ser seu próprio patrão é bom porque vc organiza as coisas do seu jeito, inclusive seu tempo de trabalho. Mas ao fazer isso, a gnt tem que ter muito controle porque senao acaba misturando a vida pessoal com o trabalho. Aí adeus férias e vida social!

=)

Artemis disse...

Olá, maruo..

Espero que não passe 2 anos esperando também! haha!

Olhaí, além da afrô, temos mais um fotógrafo entre nós! =)

Uma pena a Deméter não poder mais gravar.. nós ficamos tristes mesmo..

Um beijo e obrigada pelo feedback!

Artemis disse...

Oi, Kio.. é verdade!
Também curti muito as dicas, não só dele, mas de todos que deixaram a opinião aqui!

bjooos e obrigada!!

@_snatos disse...

Boa tarde deusas.

Muito bom o podcast.

No meu caso, nem fiquei esquentado a cabeça. Fui direto para concursos públicos.

Passei em dois, estou no aguardo da convocação.

Ivan disse...

Garotas, vocês deram tanto destaque para a idade da convidada, que terei de ouvir novamente para me concentrar nas dicas.
Ok , brincadeirinha, mas realmente achei que vocês enfatizaram tanto a idade dela que fiquei contente dela ser desencanada e não ter se constrangido, e de fato as dicas do programa são muito úteis, não apenas para quem está começando, mas para quem já está há muito tempo no mercado.

Brunno disse...

Programa informativo, com as dicas e experiências de vocês.

Trabalhei muito a partir do momento que decidi ir para a área da minha graduação, educação física, e continuei após a formação. O ponto de virada foi quando percebi que ao se fazer o que gosta e aquilo que você acredita, não é preciso trabalhar muito para ganhar dinheiro, mas sim trabalhar bem para obter sucesso.

Parabéns pelo programa.

Artemis disse...

@_snatos Espero que seja chamado logo! Pra algumas pessoas, concurso é a melhor saída mesmo! ;)

Brunno, que legal.. A gente tem mesmo que fazer o que gosta, ou então vai viver frustrado pro resto da vida. =p

bjos e obrigada por comentarem, meninos!

Ivan disse...

Meu comentário não foi publicado. :'(

Artemis disse...

Ivan,

Agora foi... hahaha!
Desculpa a demora, mas é que nao avisou no email.. bjoos

Fabio Gomes disse...

Olá,

Gostei muito do podcast 'Me Formei, E Agora?', que coincidentemente tem o mesmo nome e tema do meu Workshop cuja edição virtual lancei via blog Jornalismo Cultural (http://vamosfalar-jornalismocultural.blogspot.com/2011/08/workshop-me-formei-e-agora.html), que as convido a conhecer.

Vocês mencionaram no podcast muitas coisas que fazem parte do programa que desenvolvo no workshop, creio que as principais são: não ficar onde não se possa aprender/crescer, não se aferrar a uma suposta segurança (no caso, o serviço público) e principalmente aprender com os erros.

Vou indicar o podcast para meus futuros alunos.

Abraço cordial do
Fabio Gomes

Rafael N. disse...

ta bombano!!!!! n consigo parar de escutar as deusas!

Driele Rodrigues disse...

Essa edição foi mesmo ótima!
Estou passando por um momento parecido. Terminei o ensino médio e não tenho certeza do que quero fazer. Sempre pensei em jornalismo mas as dificuldades da profissão me assustam bastante e não quero começar uma faculdade e não terminar. O 1° emprego é uma batalha que só fica mais difícil! Passei num concurso mas já faz meses e ainda não me chamam para o emprego.
Gostei muito do papo de vocês, esclareceu algumas coisas.
Abç ;D