Cordel dos tronos

Os festejos juninos são muito intensos aqui no nordeste, nessa época do ano. E como uma boa nordestina, não podia ignorar esse clima de anarriê, fogueiras, fogos de artifício e toda a cultura da região de lado para publicar o post dessa segunda-feira junina pra vocês.

Imagine uma arte que mistura o cordel com as histórias de Game of Thrones. É algo bem inusitado, não é? Pois isso foi cuidadosamente realizado pela ilustradora brasileira M. Steffens. Ela captou a essência das histórias de uma das séries mais admiradas atualmente e estilizou com a arte da xilogravura, muito comum nas capas dos folhetos de cordel.






Para quem não conhece, a literatura de cordel vem de muito longe. "Suas origens estão na Europa Medieval.Tem suas bases na França (Provença), do século XI e posteriormente na Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Holanda e Inglaterra. Chegou ao Brasil Colônia com os navegadores portugueses, depois incorporou a poética nativa do índio, a criatividade e o ritmo da poesia do negro, dos vaqueiros e tropeiros (o aboio).Tornou-se um ritmo sertanejo-tropical, integrando-se a outros ritmos como o baião, o xote, o xaxado e o forró. Ganhou uma característica especial com o advento da xilogravura, na ilustração das capas de milhares de folhetos." (fonte)

Boa semana, pessoal!